quinta-feira, 1 de setembro de 2011

GUIA LGBT

ORIENTAÇÃO SEXUAL (CONTINUAÇÃO)


HOMOSSEXUALIDADE AO INVÉS DE HOMOSSEXUALISMO

Em 1973, os Estados Unidos retirou "homossexualismo" da lista dos distúrbios mentais da American Psychology Association, passando a ser usado o termo Homossexualidade.
Em nove de fevereiro de 1985, o Conselho Federal de Medicina aprovou a retirada, no Brasil, da homossexualidade do código 302.0, referente aos desvios e transtornos sexuais, da classificação internacional de doenças.
Em 17 de maio de 1990, a Assembleia Mundial Da Saúde aprovou a retirada do código 302.0 da classificação internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde. A nova classificação entrou em vigor entre países-membros das Nações Unidas a partir de 1º de Janeiro de 1993.
Em 1999, o Conselho Federal de Psicologia formulou a Resolução 001/99, considerando que "a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão", que "há" na sociedade, uma inquietação em torno das práticas sexuais desviantes da norma estabelecida sócio-culturamente" (qual seja, a heterossexualidade), e, especialmente, que "a Psicologia pode e deve contribuir com seu conhecimento para o esclarecimento sobre as questões da sexualidade, permitindo a superação de preconceitos e discriminações". Assim, tanto no Brasil como em outros países, cientificamente, homossexualidade não é considerada doença.
Por isso, o sufixo "ismo" (termologia referente á "doença" foi substituído por "dade" (que remete a "modo de ser").

(continua)....

Nenhum comentário: