segunda-feira, 24 de junho de 2013

MUNDO LGBT - A NOTÍCIA PELO MUNDO

Parlamento russo aprova lei que bane apologia à h0m0ssexualidade.


Texto proíbe distribuição de informações para menores de idade.
Moscou teve protestos e confronto entre ativistas LGBT e a favor da lei.

Polícia tenta separar um homem favorável à nova lei (de camiseta azul) e um ativista dos direitos LGBT (de amarelo) que se confrontaram em frente ao Parlamento em Moscou (Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP).


O Parlamento russo aprovou uma lei que estigmatiza a comunidade gay e proíbe a distribuição de informações sobre homossexualidade para menores de idade. Houve protestos contrários e favoráveis à lei em frente ao Parlamento em Moscou e ativistas foram detidos.

Foram 434 votos a favor, nenhum contra e apenas uma abstenção. A lei foi apoiada pelo Kremlin. O texto impõe pesadas multas para quem fizer apologia fornecer informações sobre gays, lésbicas, bissexuais e transexuais para menores de idade.

A lei ainda precisa ser aprovada pela Câmara Alta e assinada pelo presidente Vladmir Putin – o que deve ocorrer sem problemas.

A medida é parte de um esforço para promover valores tradicionais russos contra o liberalismo ocidental. O governo e a Igreja Ortodoxa veem os valores ocidentais como corruptores da juventude do país.
Ativistas pelos direitos dos gays foram detidos em Moscou; Rússia aprovou lei que proíbe ‘propaganda’ gay (Foto: Vasily Maximov/AFP),

Jovem defensor dos direitos LGBT foi atingido por ovos podres atirados por grupo favorável à punição de quem divulgar informações sobre gays a menores de idade (Foto: Vasily Maximov/AFP).
Policiais intervêm para separar os manifestantes contra e a favor da nova lei (Foto: Vasily Maximov/AFP)

Nenhum comentário: